Do lead aos leads: o jornalista e o marketing digital
EDUARDO NOZARI*
Quando frequentava a faculdade de jornalismo, há alguns anos, um mesmo termo pipocava à minha frente em todas as cadeiras de redação: o famoso lead. Isso porque a palavra, no contexto jornalístico, significa a abertura de um texto noticioso. Ali, naquelas linhas iniciais, devem constar, sucinta e claramente, as informações mais importantes da matéria, seguindo a fórmula 3Q+COP. Tal “sigla” abrevia as seis perguntas a se responder nos leads jornalísticos: o que, quem, quando, como, onde e por quê.
Passada a etapa da graduação, me distanciei da rotina jornalística propriamente dita. Assim, nunca trabalhei em redação de jornal, nunca fui repórter. Após a faculdade, segui o caminho da edição e revisão de textos no mercado editorial. Porém, os ensinamentos do curso de Jornalismo permaneciam frescos na memória e, entre eles, claro, o lead.
Um novo significado para os leads
Anos mais tarde, ao começar a trabalhar com marketing digital, eis que os leads voltaram à minha vida. Agora, no entanto, com um significado completamente diferente – que, confesso, demorei certo tempo a assimilar.
No marketing digital, leads são contatos de possíveis consumidores que já demonstraram interesse em produtos ou serviços de uma empresa. Esse interesse normalmente é registrado através de assinatura de newsletters, download de ebooks ou preenchimento de formulários de contato. Depois de captados pela empresa, os leads precisam ser nutridos com novos materiais. Afinal, o intuito é persuadir o consumidor a finalmente efetuar a compra de um produto ou a contratação de um serviço. Assim, essa é uma das minhas tarefas como redator: mostrar, através de conteúdos informativos, os benefícios que determinada marca oferece ao cliente.
Ou seja: se antes estudava como escrever leads, agora trabalho nutrindo-os e convertendo-os. Porém, é interessante pensar como, apesar de pertencerem a áreas distintas da comunicação, os dois significados de lead de certa forma se conectam. No Jornalismo, a abertura da matéria precisa informar o leitor e convencê-lo a prosseguir no texto. No marketing digital, a lógica do trabalho não é muito diferente. Afinal, para conquistar o consumidor com seus conteúdos em blogs e redes sociais, as marcas devem construir credibilidade através de informações pertinentes e relevantes. Ou seja, no melhor estilo jornalístico.