Conteúdo que inspira
Pense por alguns segundos e responda: nas últimas 24 horas, seus olhos e ouvidos tiveram contato com quantas marcas? Dez, vinte, uma centena? Talvez mil ou mais? Calma… É impossível se lembrar de todas, claro. Aliás, é impraticável se recordar sequer de um percentual razoável delas. Isso porque, segundo este estudo de 2014, somos expostos, em média, a um surreal contingente de 5.000 marcas por dia! Desse conteúdo, cerca de 360 mensagens referem-se a anúncios publicitários propriamente ditos.
Consequentemente, é cada vez mais desafiador para qualquer empresa, entre tantos estímulos, garantir algum “recall” – a famosa lembrança de marca. Aliás, a pesquisa citada também revelou que, especificamente entre os anúncios publicitários, somente cerca de 150 são percebidos pelo consumidor. Depois, pouco mais da metade alcança algum nível de reconhecimento, e não mais que uma dúzia chega a ensejar engajamento. Inclusive, melhor corrigir: “desafiador” aqui é eufemismo! A verdade é bem mais crua: sem investimento e estratégia inteligentes, sem chance.
A cidade das marcas
Fun fact: superexposição a marcas foi inspiração para um curta de animação premiado no Festival de Cannes em 2009. Logorama, disponível neste link, imagina uma versão estilizada da cidade de Los Angeles, onde todos os acontecimentos são feitos de… marcas! Para tanto, o filme explora mais de 2.500 logotipos e mascotes de empresas – alguns bem clássicos, outros contemporâneos. Vale a pena ver! São 16 minutos de muita criatividade em ação.
Para ser relevante, conteúdo!
Exibir repetidamente sua marca, seu slogan e outras mensagens pode ser considerado um “starter pack” para chamar atenção. Mas, em meio ao maremoto de estímulos publicitários, é humanamente impossível para o consumidor registrar tudo que vê ou ouve. Logo, é preciso estabelecer um relacionamento mais “humanizado” com seu público. Ouvi-lo e responder adequadamente a suas necessidades e desejos. Ou seja, entregar valor para além do seu produto ou serviço principal. É preciso ocupar o espaço certo na vida do cliente e passar tempo de qualidade com ele.
Para chegar ao coração do consumidor, uma marca deve ser útil, amiga, inspiradora. Para tanto, uma das melhores ferramentas é o branded content – conteúdo gerado ou patrocinado pela empresa para se relacionar melhor. O formato e o canal podem ser os mais diversos – da tradicional revista impressa ao modernoso aplicativo para dispositivos móveis. Afinal, mais do que a forma da entrega, o que faz a diferença é o conteúdo em si.
Primeiro, é fundamental compreender a razão de ser da sua marca; sua alma e espírito. Depois, construir diálogos relevantes com seus públicos, expressando em cada contato a sua própria verdade. Afinal, identidade não se impõe, nem se controla totalmente. Ela vive na interseção dos esforços do emissor e da interpretação do receptor, mediada pelos valores e crenças deste último. Criar conteúdo que inspira e engaja é arte, sem dúvida, mas também é ciência.
Diferentes públicos, diferentes abordagens
Há muito já superamos a ideia do “one size fits all” – sobretudo em comunicação. Assim, é preciso eleger a linguagem, o formato, o canal e o tom ideais para cada público.
Tomemos como exemplo o caso da iPlace. Maior Apple Premium Reseller do Brasil, a rede é especialmente famosa pelas lojas presentes de Norte a Sul do país. Contudo, além de atender a múltiplos perfis de consumidor no varejo, a marca possui clientes “pessoa jurídica”, com necessidades diferentes. Aliás, o braço corporativo abriga ainda outro esforço de vendas especializado, com foco no segmento educacional. Assim, são pelo menos três grupos principais de clientes com quem se relacionar – cada qual com aspirações e demandas específicas.
Para dar conta desse desafio, desde 2018 a iPlace conta com a parceria da Papa, que é especialista em conteúdo. Atuando em sintonia com o departamento de marketing da empresa, já desenvolvemos conteúdo para blogs, ebooks e até revistas impressas. São peças que sobrepujam o conceito de publicidade, oferecendo dicas e insights ao mesmo tempo úteis, didáticos e atraentes. Tudo isso pensado e realizado com foco em cada um dos públicos específicos, é claro. Assim temos ajudado a iPlace a ser, cada vez mais, sinônimo de inspiração na vida dos seus clientes.
Se você também quer estreitar os laços com seu(s) público(s), fale conosco! Teremos o maior prazer em auxiliar na sua jornada de construção de marca.