Pessoas + tecnologia
Estes são os dois recursos mais poderosos e transformadores em qualquer setor: (1) pessoas e (2) tecnologia. Afinal, quando postos a trabalhar em conjunto, com o melhor de cada um sendo potencializado, os resultados costumam ser inigualáveis. Isso porque a tecnologia certa possibilita verdadeiras disrupções, com saltos de qualidade e produtividade, além de relações custo-benefício mais favoráveis. Enquanto isso, o ser humano é capaz de perceber nuances emocionais e conectar-se visceralmente, experimentando sensações e respondendo a elas. Assim, diligentemente integradas, humanidade e alta tecnologia são capazes dos mais surpreendentes avanços.
Não por acaso, são as pessoas e a tecnologia que norteiam o trabalho da Protector, cliente da Papa desde 2015. Atuando no ramo dos sistemas de segurança há mais de 20 anos, a empresa combina o melhor desses dois mundos. Numa mão, tecnologia de ponta para rastreamento veicular, monitoramento de imagens e alarmes, comunicação instantânea e apoio extremamente ágil. Na outra, pessoas vocacionadas para o cuidado, altamente capacitadas e decididas a oferecer o melhor serviço para cada cliente. Aliás, isso tudo está nos genes da Protector – foi exatamente assim que ela construiu a excelente reputação de que goza. Logo, tecnologia e pessoalidade só poderiam dar o tom também na comunicação com seus públicos.
Atenção: esta é mensagem
Seja para sua casa, condomínio ou empresa, a Protector tem inúmeras soluções que aliam tecnologia e cuidado humano. Aliás, os projetos são inteiramente personalizados, sendo construídos a partir de um diagnóstico que considera todas as particularidades do caso. Assim, com diferentes públicos em mente, distribuídos amplamente em inúmeros perfis, o desafio da comunicação se intensifica. Como dizer as coisas certas para (todas) as pessoas certas, transmitindo o DNA humano-tecnológico da marca? A palavra-chave é atenção.
Logo no início da parceria da Protector com a Papa, procuramos entender a fundo a alma daquela companhia. Afinal, ela era e continua sendo bastante distinta das concorrentes. Aliás, me permita rápida digressão: estarrece que inúmeras empresas do ramo explorem uma linha de comunicação que exaspera o medo. Em vez da voz amigável de alguém que está ali por você, soam como um miliciano que subjuga o bairro. Adotam nomes, logotipos e mensagens publicitárias que sugerem uma escalada de violência, em vez do contrário. Mas, geralmente, preferimos evitar uma enrascada – e, se ela for inescapável, certamente não desejaremos amplificar o atrito e os riscos… Entender os anseios do seu público é crucial! Fecha parêntese.
Não demorou para compreendermos que a Protector sintetiza a justa medida entre o avanço tecnológico e a atenção humanizada. Afinal, há mais de duas décadas, honra valores como profissionalismo, ética, efetividade, personalização e vanguarda. Para tanto, investe em equipamentos e infraestrutura, mas simultaneamente na capacitação e valorização da equipe, ensejando baixa rotatividade de colaboradores. Diante disso, o slogan da empresa acabou nascendo de parto normal: alta tecnologia para sua proteção. Sintético e certeiro.
Digite # para falar com o humano
Desde 2015, fomos muito além do slogan. Atualizamos sutilmente o logo, criamos material impresso, geramos conteúdo digital e produzimos até um vídeo imersivo com realidade virtual. Aliás, também organizamos um concurso para premiar gente que faz pela comunidade. Assim, transitando entre on e offline, levamos a cada ponto de contato da marca toda sua identidade. O instinto protetor, a agenda positiva, a alta tecnologia, a voz amiga… Tudo medido e combinado, num retrato fiel deste que é o espírito da Protector.
Seja num folder impresso, nas redes sociais ou no site da empresa, o objetivo é sempre dialogar de forma construtiva. Assim, procuramos demonstrar o que faz da Protector Sistemas de Segurança a melhor escolha para cada cliente. Recorremos à razão, apontando diferenciais tecnológicos e materiais; e ao senso de humanidade que nos é comum, evidenciando o cuidado. Logo, sem diminuir a importância de sua infraestrutura monumental, revelamos a verdadeira alma da Protector: ela é gente boa. O tipo de gente que você quer ter sempre ao lado.
No que tange às estratégias de comunicação da marca, vale citar as abordagens específicas adotadas em cada canal. Se no Facebook a opção é por uma página mais institucional, no Instagram a proposta adapta-se à vibe deste. Assim, em vez de publicidade ostensiva, a empresa prioriza leveza no referido espaço, por meio do verdadeiro marketing de conteúdo. Os serviços oferecidos estão lá, salvos nos destaques para quem quiser conhecê-los, mas o feed pertence à Lupa do Bem. Por meio dela, a Protector patrocina uma curadoria de notícias boas, que renovam a esperança no futuro e na humanidade. Ou seja: no Instagram, a estratégia da marca é mostrar os seus valores fundamentais. Aliás, isto é o mais puro branding.
Humanizar a relação com seus públicos e usar com inteligência as tecnologias disponíveis são a melhor maneira de se comunicar. Se você também quer fazer isso por sua empresa, fale conosco! Teremos o maior prazer em auxiliar na sua jornada de construção de marca.