Um blog para morar
Em tempos de redes sociais, qual a serventia de um blog para uma empresa? Afinal, as pessoas agora só querem consumir informação rápida, sem muita profundidade e… Alto lá! Antes de repetir clichês maquinados pela preguiça de analisar dados e criar conteúdo, que tal checarmos alguns fatos e números?
Então vamos lá: para começar, existem mais de 600 milhões de blogs em atividade no mundo, segundo a Growth Badger. Logo, já soa bizarro pensar que tanta gente (grande) investiria tempo e dinheiro em algo que não rendesse frutos. Aliás, o formato é amplamente utilizado pelas maiores companhias do planeta – e não por acaso. De acordo com o DemandMetric, as empresas que investem em blogs obtêm, em média, 67% mais leads mensalmente. Além disso, quem dá prioridade a essa estratégia registra retorno sobre investimento até 13 vezes maior do que os concorrentes. Então, como dizem os gringos, money talks, bullshit walks. Ou seja, contra esses fatos não há argumentos.
Sala de estar digital
Blogs são ótimos para publicar conteúdo de alta qualidade e baixa manutenção, levar tráfego para seu site e construir autoridade. Afinal, numa plataforma como esta, há espaço de sobra para apresentar todos os benefícios de seus produtos ou serviços. Além disso, ao ampliar a conversa para outros assuntos relevantes do segmento, sua expertise fica muito clara para o consumidor.
Falar ao seu público por meio de um blog é o equivalente digital de uma conversa na sala de estar. Isso porque a leitura do blog sugere um pouco mais de tempo e conforto, num misto de despojamento e informação. Portanto, exatamente como um bom bate-papo costuma ser. Aliás, 70% das pessoas preferem saber das empresas por artigos informativos do que via anúncios, provando o acerto dessa estratégia.
Conversas agradáveis na sala de estar são perfeitas para fortalecer laços com quem é importante para você. Consequentemente, o blog pode ser um espaço ideal para manter a lembrança da marca em alta na mente dos consumidores. Aliás, tanto com a base já consolidada, enriquecendo o pós-venda; quanto com os clientes prospectivos do seu funil de vendas. Pois quem não é visto (em se tratando marketing, o velho ditado segue atual) não é lembrado.
Lar, doce lar
Outro ganho importante ao se incluir o blog na estratégia de marketing é a garantia de “casa própria”. Isso porque, diferente das redes sociais (em que sua empresa “mora de favor” ou até “paga aluguel”), ele é seu. Logo, seu conteúdo está muito mais seguro no blog do que em qualquer plataforma de terceiros.
Nada impede, por exemplo, que o Instagram mude suas regras amanhã, prejudicando a visibilidade das publicações de sua empresa. Ou que passe a cobrar taxas com as quais você não contava nem concorda. Contudo, isso não é motivo para sair das redes sociais. Ao contrário: é absolutamente necessário planejar a presença da empresa onde seu público está; são mesmo as regras do jogo. Mas, felizmente, parte da sua estratégia pode e deve contemplar uma “casa própria”. Inclusive, no limite da razão, quanto mais “dono” da comunicação de sua marca você for, melhor. Dessa forma, assim como newsletters e outras ferramentas dessa natureza, blogs representam um bastião de independência.
Há anos abrigando boas conversas nas melhores salas de estar, a H.Lar Construções e Incorporações também é cliente da Papa. Aliás, desde 2017, quando desenvolvemos a Revista Habittá, comemorativa aos 10 anos dessa internacionalmente premiada empresa gaúcha.
Na sua atual estratégia, que explora ainda newsletter e mídias sociais, todos os caminhos levam a deliciosos bate-papos no blog. Além de informações do mercado imobiliário, a marca oferece ali valiosas dicas de decoração, saúde, bem-estar e qualidade de vida. Dessa forma, transborda na comunicação sua própria essência – ajudar a realizar sonhos que vão além da casa própria.
Se você também quer estreitar os laços com seu(s) público(s), fale conosco! Teremos o maior prazer em auxiliar na sua jornada de construção de marca.