Comida e redes sociais: ingredientes que engajam
Que tal um bolinho de chocolate? Aceita um pudim? Você tem que provar esta feijoada!
Quem cozinha ou confeita sabe muito bem: comida é a melhor ferramenta de mídia social já inventada. Isso porque ela reúne os amigos, estimula conversas e, para completar, funciona até como sinal de afeto. Afinal, quem oferece uma iguaria recém-saída do forno, na maioria das vezes, o faz como forma de demonstrar carinho. Já quem recebe, do outro lado da mesa, atesta seu sabor, fornecendo inputs valiosos – não raro, a tão desejada validação. Ou seja: temos aí uma dinâmica que se assemelha muito à das redes sociais na internet.
Tanto uma publicação nas redes sociais quanto uma receita culinária podem, deliberada e planejadamente, instigar reações sensoriais. Prazer, por exemplo; ou alegria, surpresa, nostalgia. Mas também dó, amargor ou decepção – para elencar algumas possibilidades do extremo oposto dessa régua. Por isso, gerenciar realmente bem o seu conteúdo, planificando-o estrategicamente, é fundamental para colher os resultados almejados.
Qual a receita do sucesso?
Seja no Instagram ou na vitrine da confeitaria, o primeiro impacto é o visual. Se o bolo estiver feio ou o pão ostentar aquela cara de anteontem, nada feito. Da mesma forma, se o layout de uma publicação de sua empresa não for atraente, será ignorado. Por isso, é preciso capricho e habilidade para deixar tudo bacana… Mas a avaliação feita pelo potencial cliente não termina aí.
Se o bolo de aparência agradável tiver sabor estranho ou aquele pão italiano digno de exposição estiver insosso, já era. Então você certamente já pegou a metáfora: mais do que atrair visualmente, suas publicações devem prezar pelo conteúdo. Afinal, chamar a atenção é apenas a primeira e mais básica tarefa da publicidade. O objetivo real é criar engajamento, ou seja, fazer com que o destinatário da sua mensagem “faça alguma coisa”. Você pode estar tentando vender um produto, criar audiência ou ganhar mais confiança por parte dos seus consumidores potenciais. Em se tratando de branding, marketing e comunicação estratégica, são muitos os objetivos possíveis. Logo, adequar seu conteúdo a tais objetivos será determinante para o sucesso da campanha.
Separando o joio do trigo
Em 2019, a Sarandi Alimentos, de forte atuação na região Nordeste do país, também se tornou cliente da Papa. Com raízes no Rio Grande do Sul, o moinho de trigo concentra hoje suas atividades industriais em Aracaju/SE e Maceió/AL. Ao buscar nossa parceria, trouxe a demanda de fortalecer a entrega de conteúdo relevante para seus seguidores nas redes sociais. Mais do que marcar presença, a Sarandi desejava estender ao universo digital sua verdadeira essência: a paixão em servir.
Entretanto, levar as sensações da boa mesa para telas de computadores e dispositivos móveis é tarefa intrincada. Fazê-lo com identidade própria marcante, transpondo adequadamente todas as peculiaridades da marca, um desafio maior ainda. Por isso, nada mais necessário do que um briefing redondinho. Assim, alinhamos com o cliente os objetivos do trabalho e mapeamos com minúcia a alma da companhia. Também resgatamos o histórico de comunicação da marca e estudamos como cada coisa se relacionava com as metas definidas. O que serviria dali para a frente? O que precisava ser mudado? Separamos o joio do trigo.
Fermento nas redes sociais
Com o diagnóstico em mãos, “abrimos a massa” e começamos a modelar soluções. Para começar, propusemos um novo feed para o Instagram, arejado e organizado – pois, como dito, o primeiro impacto é visual. Mas não basta o bolo ser bonito e não ter gosto de nada, certo?! Por isso, criamos uma estratégia de conteúdo que combina inspiração e utilidade. Dessa forma, a Sarandi assume a responsabilidade de auxiliar as pessoas, levando dicas de cozinha, receitas e outras informações oportunas. Ou seja: transborda na internet toda a paixão em servir que sempre norteou suas ações no mundo real. E, como esperado, a receita deu liga!
Se você também quer estreitar os laços com seu(s) público(s), fale conosco! Teremos o maior prazer em auxiliar na sua jornada de construção de marca.